A Serra Gaúcha cederá 17 bombeiros para atuarem no Litoral Norte durante a Operação Golfinho, que começa em 16 de dezembro. O efetivo já foi deslocado para treinamento. Outros 17 bombeiros serão empregados em dois pontos para apoio na Rota do Sol, também a partir da metade de dezembro.
Conforme o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros, que abrange a Serra, major Éderson Cunha, o funcionamento dos quartéis em dezembro continuará como está no momento na região. Em Caxias, o quartel do bairro Desvio Rizzo funciona somente à noite durante a semana, entre as 20h e as 8h. Aos fins de semana, a unidade abre durante o dia. Funcionam normalmente os quartéis do bairro Cruzeiro, a sede do batalhão, no Centro, e a unidade do aeroporto Hugo Cantergiani. O quartel da Zona Norte segue fechado.
Nas demais cidades, os quartéis têm funcionamento normal. Conforme o major, na parte final de dezembro, a situação poderá mudar, dependendo das horas extras que a região receber. A expectativa, no entanto, é de que seja possível manter o atendimento atual, até porque há uma previsão de horas extras em função da programação de Natal em Gramado e Canela. Cunha explica que o quartel do Desvio Rizzo não será aberto 24 horas no início de dezembro para que não haja o risco de fechar a unidade no fim do mês por falta de horas extras.