A obra de duplicação da Faixa Velha da Camobi, a RS-509, em Santa Maria, está com os serviços parados desde o começo de outubro. A interrupção, conforme a construtora Della Pasqua, ocorre porque o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estaria devendo sete meses pelos serviços executados. O governo do Estado teria pago, neste ano, apenas pelos serviços executados em janeiro e fevereiro.
Iniciada em 2013, a duplicação de 4,3 quilômetros deveria ter sido entregue no final de 2015. A obra está com 90% dos serviços executados, tem um custo total de R$ 37,3 milhões e consumiu, até o momento, R$ 24 milhões.
Mauro Della Pasqua, diretor-proprietário da empresa, afirma ter tentado manter os serviços "até onde deu". Ele diz ter contraído empréstimos para pagar os 55 funcionários que trabalhavam no canteiro de obras e também para a compra de insumos. Consultado por GaúchaZH na terça-feira, o Daer afirmou que encaminharia um posicionamento, mas o retorno ainda não ocorreu.
Em decorrência da interrupção da obra na RS-509, os funcionários foram realocados para a restauração e manutenção da RS-287, entre Santa Maria e Paraíso do Sul.
Na RS-509, um técnico em segurança fica no canteiro das obras fiscalizando a sinalização da rodovia e vigias tomam conta de materiais da obra. O proprietário da construtora não revelou quanto o Daer estaria devendo à empresa.
O empresário afirma que a duplicação contabiliza atrasos desde seu início, em 2013.