A greve dos funcionários dos Correios no Estado entra no 15º dia, nesta quinta-feira (5), com um saldo de pouco mais de 900 servidores em greve. O montante corresponde a 12,47% dos pouco mais de 7,4 mil trabalhadores da empresa no Rio Grande do Sul.
As unidades de atendimento estão abertas e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, estão disponíveis. Conforme os Correios, a paralisação afeta apenas os serviços com hora marcada. Deste modo, estão suspensos o Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária. Os Correios não informaram se há atraso na entrega de cartas nos municípios gaúchos.
Na tarde dessa quarta-feira (4), o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, apresentou a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 para os Correios e as entidades representantes dos trabalhadores, que devem decidir sobre o assunto até esta sexta-feira (6). A empresa já se manifestou pela aceitação da proposta.
No Estado, o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos (Sintec-RS) aguarda a manifestação do comando nacional de mobilização sobre o tema. Os representantes gaúchos também acreditam que a decisão sobre a aceitação, ou não, do acordo coletivo deve ocorrer amanhã .