Mais de quatro meses após um acidente de trânsito danificar o Monumento à Itália no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, ficou definido o escultor João Bez Batti como responsável pela restauração. A Secretaria da Cultura, que coordena os trabalhos, pretende remover nos próximos dias o que sobrou da obra em forma de "bota", inaugurada há quase 60 anos no cruzamento da Avenida Júlio de Castilhos e da Rua Feijó Júnior.
O material será encaminhado ao ateliê de Bez Batti no roteiro Caminhos de Pedra, no interior de Bento Gonçalves. De acordo com a secretária da Cultura, Adriana Antunes, a previsão é de que o escultor comece a trabalhar no restauro a partir de janeiro de 2018.
O monumento foi esculpido em pedra pelo mestre canteiro José Zambon e inaugurado em 13 de setembro de 1958. No dia 8 de junho deste ano, um acidente, envolvendo um veículo Clio e uma Parati, acabou atingindo a "bota".
De acordo com a secretária municipal, o motorista responsável pelo acidente deve ser acionado para reembolsar os custos com o restauro.