Com a chuva que continua atingindo diversas regiões do Estado, a maior preocupação da Defesa Civil passou a ser o nível dos rios, especialmente nas áreas mais baixas, que recebem água de afluentes.
A Bacia do Rio Caí entrou, na tarde desta quinta-feira (12), em cota de alerta, que é o estado antes da inundação. Por volta das 16h, o nível do Rio Caí em São Sebastião do Caí estava em 8m78cm, sendo que o nível de inundação é de 10m. Em Montenegro, o rio chegava a 4m48cm, enquanto o alerta de cheia é de 6m. Nos dois casos, o nível continua subindo.
Já a Bacia do Rio Taquari entrou em estado de atenção em Muçum, Encantado, Estrela e Taquari. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba ainda está bem abaixo da cota de cheia. Uma família foi removida de casa na Capital porque uma árvore caiu sobre a residência.
No Rio das Antas, a ponte que liga os municípios de Bento Gonçalves e Cotiporã está submersa. O local está bloqueado para a passagem de qualquer veículo. A situação é recorrente no trecho em períodos de chuva intensa ou prolongada. A principal alternativa é o desvio por Veranópolis, via BR-470. Em seguida, é preciso ingressar na RS-359 pelo Arco Sul do município, até chegar a Cotiporã. Com isso, o tempo de deslocamento até a cidade leva 1h30min. Pela ponte, o trajeto dura 30 minutos.
As equipes da Defesa Civil seguem o monitoramento constante e distribuem lonas nas cidades onde houve queda de granizo. Em Porto Xavier, no Noroeste, foram 400 residências afetadas. Em Santo Ângelo, nas Missões, foram 160. Ainda foram registrados estragos em Maçambará, na Fronteira Oeste, em Passo Fundo, no Norte, e em Santa Maria, no Centro do RS.
Situação de emergência
Entre a manhã e a tarde desta quinta, os municípios de Joia e Ibarama decretaram situação de emergência. São 25 municípios com decreto no Estado: Montenegro, Lagoão, Soledade, Tunas, Campinas do Sul, Cerro Branco, Erval Grande, Segredo, Sinimbu, Pinhal Grande, Estrela Velha, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Salto do Jacuí, Jóia, Capão do Cipó, Venâncio Aires, Arroio do Tigre, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão, Sobradinho, Gramado Xavier, Jóia e Ibarama.
Os decretos foram feitos em razão do temporal que atingiu o Estado no dia 1º de outubro. No total, foram 67 municípios atingidos, e 4,4 mil residências sofreram danos.
* Com informações do Pioneiro