Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi devem ser abastecidos com água captada do Rio das Antas, a partir do final de 2021. A projeção é da Corsan, que está em fase de captação de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O custo da obra é de R$ 150 milhões. A previsão é que o projeto inicie na segunda metade do ano que vem.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) será construída em Bento Gonçalves, com vazão de mil litros por segundo. Uma rede vai abastecer Bento, Garibaldi e Carlos Barbosa. Outra seguirá em direção a Farroupilha.
Segundo o Diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, a obra permite o abastecimento dos municípios mesmo que a população cresça 50%. Justos, os municípios têm cerca de 250 mil habitantes hoje.
De acordo com Caberlon, o novo sistema vai atuar em paralelo com barragens nos dois municípios maiores.
- Bento e Farroupilha são muito bem atendidos em quantidade e também qualidade de água, mas não tem mais possibilidade de expansão - explica o diretor da Corsan.
No caso de Farroupilha, a barragem da Julieta será desativada. Carlos Barbosa e Garibaldi são abastecidos principalmente por poços, que passarão a servir de reservas. Conforme Caberlon, as duas cidades passarão a ter água tratada apenas do Rio das Antas.