A Universidade de Caxias do Sul (UCS) deve definir até o fim de setembro o local onde vai funcionar o novo hospital veterinário da instituição. A estrutura atenderá animais de pequeno porte e tem previsão de entrar em funcionamento em 2018.
De acordo com o pró-reitor acadêmico da UCS, Marcelo Rossato, a reitoria avalia cinco propostas de funcionamento para a unidade. Entre as principais diferenças está a construção de um novo prédio ou a utilização de um já existente. O local de funcionamento terá impacto direto sobre os custos de operação, por isso não há definição de quantos funcionários serão contratados para o hospital.
A UCS já possui, há um ano, uma clínica utilizada nas aulas práticas do curso de Medicina Veterinária. Com unidades para animais de grande e pequeno porte, o serviço passou a realizar atendimento externo no último dia 11. Conforme o coordenador do curso, Leandro Ribas, funciona com duas modalidades. No atendimento externo particular, as consultas são realizadas por profissionais contratados pela UCS com acompanhamento de estagiários. Já no atendimento acadêmico as consultas são realizadas durante as aulas e os valores são mais acessíveis. Em ambos os casos, os atendimentos precisam ser agendados.
Segundo Rossato, a estrutura atual atende adequadamente ao ensino, mas não oferece atendimento de urgência e emergência 24h, que será oferecido no novo hospital.
_ O hospital servirá para melhorar o que já existe _ afirma.
A maior parte do equipamentos já estão comprados e a implantação está na fase de licenças ambientais. O atendimento dos animais de grande porte seguirá sendo realizado na unidade atual, que está entre as melhores do Estado, segundo Rossato.