Um relatório com as demandas e necessidades do memorial em homenagem às vítimas da tragédia na Boate Kiss deve ser apresentado até o dia 14 de setembro. Essas questões foram discutidas durante os seminários realizados em Santa Maria na última sexta-feira (1º) e sábado (2).
Na sexta, as atividades ocorreram no Salão de Atos da Unifra. Na data, os conceitos e exemplos de memoriais foram apresentados aos organizadores, familiares e comunidade em geral. Já no sábado, divididos em sete grupos, pais, familiares e profissionais convidados, participaram de uma atividade prática que consistiu em elencar respostas para quatro questões: Por que é importante o memorial de Santa Maria? Que atividades devem ser desenvolvidas no local? Como deve ser o espaço do memorial? O que deve ter e o que não deve ter no memorial?
Cada grupo trabalhou separadamente e ao final compartilharam as respostas da atividade. Agora, as respostas serão organizadas em um relatório, elaborado pela socióloga Eliete Gomes, e apresentado até 14 de setembro. Depois de finalizado, o documento deverá compor o edital do Concurso Público Nacional de Arquitetura, que deve ser lançado em outubro.
Lançada em 21 de agosto, a campanha de arrecadação para o memorial continua recebendo doações até o dia 2 de outubro. Pessoas físicas ou jurídicas podem doar utilizando a plataforma de financiamento coletivo disponível no site juntos.com.vc/memorialkiss. O valor mínimo de doação para pessoas físicas é de R$ 5 e para empresas é de R$ 1 mil.