A pouco mais de um mês da data que marca os 500 anos da Reforma Luterana, as igrejas Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB) intensificam as atividades que buscam relembrar a história de Martinho Lutero (1483-1546) e atualizar seus ideais. Com um calendário de ações que vêm sendo desenvolvidas desde 2011, a programação termina no dia 31 de outubro, data que marca o início do movimento Protestante.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (19), em Porto Alegre, o Grupo de Trabalho dos 500 Anos apresentou um pouco da trajetória do monge alemão que enfrentou a Igreja Católica, em 1517, ao publicar 95 teses protestando contra a doutrina vigente e sugerindo mudanças. A mesa diretora também falou da importância da continuidade do projeto proposto há cinco séculos, e que vai além das questões religiosas:
— Queremos resgatar esse legado de Lutero para pessoas cristãs e não cristãs —disse Zenar Eckert, presidente da Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana.
Nelci Naor Senger, presidente da Associação Nacional de Escolas Luteranas, destacou que o objetivo do trabalho que vem sendo feito é impactar a população como um todo, atualizando as propostas escritas no passado:
— A ideia da Igreja não é só formar gente para dentro, mas para fora, para a sociedade.
A educação foi um dos aspectos discutidos no encontro, afinal, Lutero é um conhecido como pai da educação pública.
— Esta é uma oportunidade ímpar na atualização da mensagem da Reforma no nosso compromisso com o tema — observou Cibele Kuss, secretária-executiva da Fundação Luterana de Diaconia.
Para marcar os festejos, estão previstas atividades nos próximos dias, culminando com um concerto da Ospa em 31 outubro. No dia 28 de outubro, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, haverá um espetáculo cênico e musical, com a participação do ator Werner Schunemann, um dos parceiros das comemorações.
Para mais informações, acesse a fan page no Facebook
Confira alguns dos eventos:
28/9, às 19h30min: Celebração Ecumênica na Catedral Metropolitana de Porto Alegre
4/10, às 20h: Concerto "500 sons para os 500 anos", na capela da Ulbra Canoas
18/10, às 18h30min: Apresentação do tema "O papel das Mulheres na Reforma Protestante", no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa
28/10, às 20h: Espetáculo "Raízes e Legado da Reforma Luterana", no Auditório Araújo Vianna
31/10, às 20h30min: Concerto da Ospa, no Salão de Atos da UFRGS