Enquanto relíquias municipais são jogadas as traças, o Cine Lux de Nova Prata reabriu as portas para a comunidade depois de 18 anos fechado. O espaço, que conta com 20 lojas e uma sala de cinema, foi inaugurado no mês de agosto. O local funcionou de 1958 até 1999, depois de idas e vindas, como teatro e sala de cinema. Filmes como Os Trapalhões e Titanic foram os mais prestigiados na época.
A ideia de reabertura do ponto histórico para a comunidade surgiu de um grupo de investidores que realizou uma análise de mercado na região e constatou a viabilidade do projeto. Os empresários atendem a uma demanda dos moradores de Nova Prata, que sempre pediram um cinema na cidade.
Josemar Vendramin, um dos idealizadores do empreendimento, conta que as obras iniciaram em 2014, mas a fase de planejamento começou no ano anterior. A demora para conclusão do cinema teve um motivo especial. "O poder público fez algumas exigências. Por ser um prédio listado para o patrimônio histórico, não poderia ser demolido e não podia mudar as características externas do prédio. E tinha uma exigência também, que se o prédio fosse revitalizado que ele mantivesse ao menos uma sala de cinema e shopping. Em cima dessas ideias e dessas exigências do poder público e do plano diretor do município, a gente desenvolveu esse trabalho que foi transformá-lo em centro comercial", afirma Vendramin
Ao todo, mais de R$ 5 milhões foram investidos na obra. O espaço para exibição de filme tem capacidade para 140 pessoas.
Conforme Claucide Rodrigues, gerente do Movie Arte Cinemas, a decisão de fazer parte do empreendimento também foi pela grande demanda apresentada em Nova Prata. Um mês depois da inauguração do CineLux, o movimento está dentro do esperado: cerca de 4,5 mil pessoas já passaram pelo local. O cinema oferece quatro sessões diárias e funciona das 14h às 21h15.
Ainda conforme Rodrigues, o cinema atinge em média 170 mil pessoas, que abrangem tanto a região da Serra como uma parte do Norte do Estado.
O shopping fica localizado na área central do município, próximo a Praça da Bandeira.