Um projeto sugestão do vereador Adelar Vargas (PMDB) quer criar um cemitério público para a destinação de animais – cães, gatos e equinos. Conforme o vereador, o local se chamaria Cemitério Público Amigo dos Animais.
Conforme o vereador, o projeto é viável e cumpre com dois papeis importantes: o ambiental – já que há muitos casos de equinos que morrem e ficam soltos pelas ruas do município – e ainda atende a um apelo emotivo, já que mantém o laço afetivo das pessoas com os animais.
"É uma forma de dar garantir um descanso eterno digno a esses bichinhos. Uma pessoa, uma família que tem um animalzinho sabe que é importante ter uma forma de manter a lembrança viva do seu bichinho", sustenta o vereador.
Adelar explica que após o serviço ser regulamentado pelo poder público, ele irá sugerir à prefeitura que o espaço seja entregue à iniciativa privada por meio, até mesmo, de uma parceria público-privada.
"Acredito que seja uma proposta viável e que o poder público possa nos auxiliar nisso. Queremos também dar enfrentamento a uma outra situação: dar uma destinação aos cavalos mortos - sejam por acidentes de trânsito ou por negligência dos seus donos - e assim ter uma política prática nessa área", complementa Adelar Vargas.
Como funcionaria
Além disso, os animais seriam enterrados em urnas. A viabilidade financeira e eventuais custos e, até mesmo, se haveria isenção para quem quisesse enterrar seus animais precisaria ser acordada entre a prefeitura e possíveis empresas interessadas numa eventual gestão, conforme o vereador.
"Seriam viabilizadas urnas para o repouso desses bichinhos. E também possam fazer dali um espaço de memória para se recordar dos seus animaizinhos e, inclusive, com fotos deles nas urnas", projeta o político.
O vereador diz ter mapeado, ao menos, três áreas para a viabilidade do cemitério: na região oeste, no distrito de Santo Antão e próximo à Fepagro.
O projeto, no momento, tramitando dentro da Câmara de Vereadores e terá de ser apreciado pelas comissões para posterior votação da matéria pelos políticos.
Do lado da prefeitura, o secretário de Meio Ambiente, André Domingues, revela que – antes mesmo do projeto sugestão do vereador –, o Executivo vem trabalhando para viabilizar um espaço:
"Está em andamento um projeto, por parte da prefeitura, de criar um cemitério municipal (para animais). Estamos, no momento, licenciando o local, onde vamos criar umas valas com revestimento apropriado e ambientalmente correto".