Santa Maria elegeu duas áreas prioritárias para o Consulta Popular deste ano. Conforme Caio Jordão, presidente da AM Centro, os votantes do maior município da Região Central escolheram a segurança e a saúde como as demandas para receber aporte financeiro do governo do Estado.
A votação foi encerrada, ainda na segunda-feira, e, ao todo, foram 5,3 mil votos dos eleitores de Santa Maria. O número, ainda que não seja expressivo, frente ao número total de eleitores – que é de 201 mil – representa um acréscimo se for observado a votação do consulta de 2016. À época, foram 2,5 mil votantes. Ou seja, o número dobrou de um ano para o outro.
Na região da AM Centro, que abrange 18 municípios, foram mais de 24 mil votantes. Nesses municípios, a escolha foi para a obtenção de reforço na área da segurança pública – com mais viaturas e equipamentos.
No dia 28 deste mês, o Corede Central realizará assembleia regional para definir quanto caberá a cada município dos R$ 2,07 milhões reservados para o processo de participação popular.