Dados divulgados nesta terça-feira (29) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontam que o desempenho da economia de Caxias do Sul encerrou o mês de julho com alta de 2,4% em relação ao mês anterior. O segmento de Serviço teve alta de 4% e a Indústria de 3,7% positivo. Por outro lado, o comércio apresentou queda de 4,1%.
Na comparação da atividade econômica de julho deste ano com o mesmo período de 2016, houve também um avanço no indicador de 9,8%. Todos os setores tiveram números positivos neste comparativo. No acumulado do ano, a alta é de 2,9%.
De acordo com Astor Milton Schmitt, que é diretor de economia, finanças e estatísticas da CIC, a "despiora" da economia de Caxias é contante. Nos últimos meses o indicador vem se mostrando positivo e os economistas agora estão mais otimistas.
No mês de julho, inclusive, houve um estancamento de desemprego na cidade. Além disso, Alexandre Messias, que também faz parte da diretoria da CIC, diz que a expectativa é que nos próximos três meses o indicador do acumulado dos 12 meses, que encerrou julho com queda de 2,4%, deve se tornar positivo.
Inadimplência
Caxias do Sul tem 62,7 mil CPFs no cadastro de inadimplentes. O número teve alta de 8,97% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas a CDL analisa que ainda que o número seja expressivo, o cenário é estável nos últimos três meses.