Familiares e amigos realizam, em Porto Alegre, homenagens às 199 vítimas do acidente com o voo JJ 3054 da TAM, que completa 10 anos nesta segunda-feira (17). A programação prevê uma missa e uma cerimônia no Largo da Vida até o fim do dia.
Há uma década, o Airbus A320, que havia decolado da Capital, se chocou contra um prédio da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Todos os passageiros morreram no acidente, considerado uma das maiores tragédias da aviação brasileira.
As homenagens nesta segunda-feira (17) começarão com missa às 12h10min na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, conforme a Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da TAM JJ 3054 (Afavitam). No domingo (16), outra cerimônia havia sido realizada no mesmo local.
Leia mais:
Dez anos após tragédia da TAM, parentes de vítimas buscam punição
Dez anos depois da tragédia da TAM, o que a aviação aprendeu
"A gente não procura culpados", diz chefe da investigação do acidente
Tragédia da TAM ocorreu em contexto de crise no sistema aéreo
Em gráfico, o setor aéreo brasileiro antes e depois do acidente
– A programação é importante porque faz 10 anos do acidente. Nesse tempo, a associação buscou três coisas: a verdade, a justiça, sem vingança, e o trabalho em prol da vida – afirma o jornalista Roberto Gomes, que perdeu o irmão, o publicitário Mário Gomes, na tragédia.
Mais tarde, a partir das 15h, está prevista a realização de uma cerimônia no Largo da Vida, na rotatória da Avenida Severo Dullius, em frente ao Hotel Íbis. O evento nas proximidades do Salgado Filho terá a presença de autoridades, representantes religiosos, amigos e familiares das vítimas. Haverá coleta de doações de alimentos e itens de higiene para o Instituto do Câncer Infantil.