Na mira do corte do orçamento do governo federal para este ano, a nova ponte do Guaíba receberá repasse de R$ 30 milhões nesta semana. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o valor garante o andamento dos serviços somente até outubro. Depois, persiste a incerteza sobre o futuro da obra.
Até julho, havia sido destinado cerca de R$ 43 milhões para o projeto, escolhido como prioridade na definição do orçamento de 2017. O montante está prestes a esgotar, e o novo empenho assegura que os trabalhos não paralisem em razão da falta de verba.
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Mesmo assim, o Dnit admite que o andamento da construção segue em ritmo lento e sem perspectiva de conclusão. Inicialmente, estavam previstos R$ 229,5 milhões para a nova ponte neste ano, mas o contingenciamento de gastos anunciado pelo governo federal em março deve cortar o valor pela metade.
O superintendente do órgão no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, afirma que ainda não há definição clara sobre o tamanho da redução de recursos destinados para a ponte, mas acredita que a tesourada pode chegar a R$ 100 milhões.
– Pela informação que se tem, o repasse para a ponte deve ser de, no máximo, R$ 129 milhões, mas não existe um documento formal sobre o contingenciamento em cada obra – explica Silva.
Com os recursos a conta-gotas, a conclusão da nova ponte não tem data para ocorrer, situação que se repete na maioria das obras federais em andamento no Estado. Dos seis projetos, apenas a duplicação da BR-386, entre Tabaí e Estrela, está com a entrega prevista, para dezembro deste ano.
À exceção da ponte, a maioria das demais obras tem disponibilizado todo o valor programado para esse ano, porque o corte se deu já na definição do orçamento. O bloqueio expressivo nos repasses para a construção da nova travessia sobre o Guaíba ocorre porque é o projeto com maior previsão de aporte – portanto, com mais espaço para a tesourada.
Confira o valor previsto no orçamento para 2017 e o disponibilizado até julho deste ano nas seis obras federais em andamento no Rio Grande do Sul:
Duplicação da BR-386, entre Tabaí e Estrela
Previsto: R$ 36 milhões
Disponibilizado: R$ 36 milhões
Prazo de conclusão: dezembro de 2017
Obra executada: 91,83%*
Duplicação da BR-392, entre Rio Grande e Pelotas (contorno de Pelotas)
Previsto: R$ 12 milhões
Disponibilizado: R$ 12 milhões
Prazo de conclusão: não há
Obra executada: 88,21%*
Nova ponte do Guaíba
Previsto: R$ 229,5 milhões
Disponibilizado: R$ 73 milhões
Prazo de conclusão: não há
Obra executada: 46%*
Duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas
Previsto: R$ 59 milhões
Disponibilizado: R$ 59 milhões
Prazo de conclusão: não há
Obra executada: 59%*
Duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande
Previsto: R$ 5 milhões
Disponibilizado: 5 milhões
Prazo de conclusão: não há
Obra executada: 5,17%*
Travessia urbana na R$-158, em Santa Maria
Previsto: R$ 69 milhões
Disponibilizado: 49 milhões
Prazo de conclusão: não há
Obra executada: 40%*
* Informações do Dnit de maio de 2017