Movimentos sociais realizam, na manhã desta sexta-feira (16), no centro de Porto Alegre, um ato contra a remoçãode famílias do prédio público em que estava a Ocupação Lanceiros Negros. O grupo bloqueou a Rua Duque de Caxias por volta das 11h40min e iniciou caminhada até o Palácio Piratini depois das 12h. A intenção é entregar ao governadorJosé Ivo Sartori um documento que pede a demissão do secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Leia mais
Movimentos organizam coleta de doações para famílias da Lanceiros Negros
Entenda a disputa judicial que levou à desocupação de prédio em Porto Alegre
"Não há avaliação ainda sobre a atitude da BM", diz chefe da Casa Civil
Entre as dezenas de pessoas presentes no ato, estão políticos como o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), que havia sido preso quando protestava contra a retirada de integrantes da Lanceiros Negros na noite de quarta-feira (14). Com apoio de carro de som, os manifestantes gritam palavras de ordem, como "Ocupar e resistir".
O grupo se reuniu nas imediações da Ocupação Mulheres Mirabal, na Rua Duque de Caxias, para onde moradores do prédio alvo da reintegração de posse foram levadosna quinta-feira (15), depois de passarem por centro no bairro Sarandi.
No documento que pretendem entregar a Sartori, os manifestantes afirmam que a retirada do edifício dos integrantes da Lanceiros Negros foi realizada de maneira "truculenta e covarde".
"Pela forma como foi desencadeada a operação, a qual caracterizamos como extremamente agressiva, que feriu não só as pessoas, os Direitos Humanos, mas a Democracia (...), pedimos a imediata demissão do secretário estadual da Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer", aponta o texto.