A Defesa Civil Estadual está recebendo doações para os atingidos pelas chuvas, que já causaram três mortes e tiraram mais de 10 mil pessoas de suas casas no Rio Grande do Sul. Os itens são repassados na medida em que os moradores comprovam situação de vulnerabilidade social e comprovam que sofreram danos com as chuvas.
Leia mais:
Acompanhe a cobertura ao vivo dos estragos causados pela chuva no RS
Após enxurrada, mulher desaparece e outra é arrastada por 500 metros
Chuva causa bloqueios em rodovias do Rio Grande do Sul; veja a lista
Conforme o subchefe da Defesa Civil do RS, tenente-coronel Jarbas Ávila, o estoque de agasalhos e de calçados é razoável, mas outros itens são necessários:
– O estoque de alimentos não perecíveis está abaixo do nível crítico. Pedimos que quem puder doe arroz, feijão, massa, leite e azeite, que são alimentos que podem ser consumidos nos abrigos – pede.
Roupas em condições de uso, produtos de higiene e limpeza, cobertores e colchões também estão entre os itens mais pedidos pelo órgão.
No distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, região mais afetada pelo aguaceiro de ontem, a prefeitura pede, principalmente, colchões para ajudar as famílias desabrigadas. As doações podem ser entregues na prefeitura de Caxias (Rua Alfredo Chaves, 1333) ou diretamente em Vila Oliva. Informações são repassadas por meio dos telefones (54) 3218.6013 e (54) 3218.6015.
Em Porto Alegre, como o principal problema é registrado por alagamentos dentro de casas, produtos de limpeza e higiene são os objetos mais solicitados, conforme destacou o major Alexsandro Goi, coordenador da Defesa Civil na Região Metropolitana. Na Capital, a Central de Doações da Defesa Civil do RS fica na Avenida Borges de Medeiros, 1501, no bairro Praia de Belas.
Batalhões da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros também são pontos de coleta em todo o RS. As centrais de doações estão espalhadas pelos municípios atingidos. Quem quiser ajudar pode ligar para o número 199 e se informar sobre qual o local de coleta mais próximo.