A chuva deu uma trégua no Rio Grande do Sul neste final de semana, mas a alta dos rios ainda é uma preocupação para as autoridades da Defesa Civil. Até o começo da tarde deste sábado, 11.680 pessoas permaneciam desalojadas ou desabrigadas no Estado. São 173 municípios atingidos. Além do trabalho de remoção das famílias, o momento agora é de solidariedade.
De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil estadual, a principal necessidade no momento é de alimentos e produtos de higiene. Em todas as cidades do Estado doações podem ser feitas nas sedes dos batalhões da Brigada Militar e dos Bombeiros. Além da rede de supermercados Zaffari.
– Doações de água potável também são essenciais neste momento – orienta o coordenador da Defesa Civil na região do Vale do Taquari.
Leia mais
Falta de investimento, má gestão da prefeitura, e inoperância do MP: por que Porto Alegre alaga
Uruguaiana chega à segunda maior enchente da história
"A água sobe de maneira assustadora", diz morador de Uruguaiana sobre o Rio Uruguai
Entre Lajeado e Estrela, são pelo menos 290 pessoas desalojadas ou desabrigadas. As prefeituras das duas cidades recebem doações em suas sedes.
Já em São Jerônimo, de acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Lani Almeida, alimentos e roupas de cama são as necessidades mais imediatas para atender às 720 desalojadas.
– É importante que as pessoas não façam doações individuais e direto às pessoas atingidas. Estamos centralizando tudo na nossa sede. Aqui preparamos a alimentação e encaminhamos às famílias – diz Lani.
Em Uruguaiana está o maior número de atingidos pela cheia. São 6.162 pessoas desalojadas ou desabrigadas. Lá, além do batalhão de Bombeiros, as doações podem ser feitas à prefeitura.
Onde doar:
Em qualquer cidade - Batalhões dos Bombeiros e da Brigada Militar, Supermercados Zaffari e rodoviárias municipais.
Porto Alegre - Os principais pontos de coleta são a Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551) e o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501). Pelo aplicativos "Eu faço POA" é possível localizar outros pontos de coleta. A região das Ilhas é a maior preocupação na Capital. As doações feitas à Defesa Civil estadual em Porto Alegre também beneficiam famílias da Região Metropolitana e no Interior.
Uruguaiana - Sede da Prefeitura Municipal (Rua Quinze de Novembro, 1882), Batalhões dos Bombeiros e Brigada Militar e na sede do Exército (Rua Padre Anchieta, 3217). O município centraliza também doações para as cidades vizinhas.
Vale do Taquari - Os municípios mais atingidos são Estrela e Lajeado. Nos dois municípios, as doações podem ser feitas nas sedes das prefeituras.
São Jerônimo - As doações para famílias atingidas no município e na região estão sendo centralizadas na sede da Defesa Civil (Rua Coronel Soares de Carvalho, 497).
Caxias do Sul - Dois pontos de arrecadação, um na prefeitura e outro no ginásio em frente à Escola Erny de Zorzi, em Vila Oliva. Os itens mais necessários são: colchões, cobertores, roupas, cestas básicas, toalhas e itens de higiene, como sabonete e pasta de dente. A prefeitura na Rua Alfredo Chaves, 1.333, no bairro Exposição.
Veranópolis - Entre em contato pelos telefones (54) 3441-7242 ou 3441-6419.