1. Lula e Dilma sabiam de caixa 2, dizem ex-marqueteiros do PT
Em acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os ex-marqueteiros do PT João Santana e Mônica Moura afirmaram que a "decisão final" sobre pagamentos de campanhas sempre partiu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os empresários afirmaram ter ciência de que parte dos valores era paga "por fora", e que Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff tinham ciência sobre o esquema. O conteúdo das declarações à PGR foi liberado na quinta-feira (11), após o levantamento do sigilo pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).
2. Vereadores da Capital aprovam gratificação a secretários e teto maior a servidores
Os vereadores de Porto Alegre aprovaram, na quinta-feira, um projeto de lei que estipula gratificação aos servidores públicos de quaisquer poderes que exercem a função de secretário municipal. Em caso de sanção, terão 70% do subsídio de secretário acrescido às remunerações. Na votação, uma emenda ainda elevou o teto salarial de todos os servidores da Capital (hoje em R$ 19,4 mil). Passaria a valer o artigo 33 da Constituição Estadual, que fixa como limite o subsídio dos desembargadores, atualmente em R$ 30.471,11.
3. Terceira fase de saques do FGTS começa nesta sexta-feira
Um novo grupo de trabalhadores poderá começar a sacar os valores das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta sexta-feira. Tem direito a receber o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. Seguindo o calendário já divulgado pelo governo federal, a liberação desta semana do dinheiro do FGTS é para quem faz aniversário em junho, julho ou agosto. As agências da Caixa Econômica Federal abrem mais cedo nesta sexta-feira (12) e, no sábado, terão horário diferenciado para o saque dos valores das contas inativas. Saiba quais estabelecimentos vão abrir no sábado para saque do FGTS.
4. Juro mais baixo está demorando a chegar ao consumidor
Estão passando longe do consumidor os efeitos diretos da queda da Taxa Básica de Juros (Selic). Desde que o Banco Central deu início à sequência de cortes, em outubro, o juro básico, que indica o custo do dinheiro que os bancos tomam para depois emprestar, caiu de 14,24% para 11,25% ao ano. Era de se esperar que os empréstimos pessoais, o cheque especial e o parcelamento no comércio também ficassem bem mais baratos, mas levantamento Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) indica que a redução do juro nas linhas de crédito mais populares foi irrisória. Em alguns casos, a taxa até subiu.
5. Inter viaja nesta sexta-feira para Londrina
Nesta sexta-feira (12), o Inter treina em Porto Alegre. Depois, a equipe viaja para o Paraná, onde, no sábado, faz a sua estreia pela Série B, contra o Londrina. Suspenso, William Pottker, camisa 99 do time, não poderá jogar no Estádio do Café.
6. Grêmio faz penúltimo treino antes da estreia no Brasileirão
O Grêmio realiza às 9h30min desta sexta-feira (12) o penúltimo treino antes da estreia no Brasileirão contra o Botafogo, que acontece no domingo (14), a partir das 19h, na Arena. Assim como na quinta-feira (11), quando o trabalho comandado por Renato foi fechado à imprensa, a atividade também ocorrerá no CT Luiz Carvalho.
7. Rio Grande do Sul tem risco de temporal nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, uma área de baixa pressão atmosférica espalha chuva por todo o Rio Grande do Sul. Há risco de temporal no Estado, com ventos de até 60km/h. Segundo a Somar Meteorologia, a temperatura não deve variar muito devido ao aumento da nebulosidade e da chuva. Na Capital, os termômetros devem registrar entre 15°C e 18°C.
*ZERO HORA