1. Roubo milionário em Ciudad del Este, no Paraguai, pode ter sido feito por quadrilha brasileira
O Ministério Público do Paraguai informou que a quadrilha responsável pela explosão da sede da transportadora de valores Prosegur em Ciudad del Este, durante a madrugada desta segunda-feira, é brasileira. Pelo menos quatro dos cinco carros apreendidos após o crime têm placas do Brasil. Segundo a investigação, cerca de 30 criminosos levaram o equivalente a pelo menos R$ 120 milhões.
O assalto, considerado o maior da história do Paraguai, é semelhante à série de assaltos cometidos no Brasil desde 2016. Dentro do Brasil, as suspeitas recaem sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista.
2. MEC abre processo para descredenciar "faculdade de papel" do Grupo Facinepe
Uma portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União desta segunda-feira, instaurou processo de descredenciamento da Faculdade Centro Sul do Paraná (Facspar), comprada em 2015 pelo Grupo Facinepe, investigado por irregularidades. Mesmo desativada, a instituição vinha ofertando cursos de graduação (Administração) e pós-graduação (627 opções) e emitindo certificados, conforme ZH revelou em uma série de reportagens, no mês passado.
3. 73,6% dos servidores da ativa no Rio Grande do Sul têm direito a aposentadoria especial
O tratamento diferenciado conferido a algumas categorias permitiu que 57% dos servidores estaduais que se aposentaram na última década parassem de trabalhar mais cedo. O benefício que abrange categorias como professores e PMs inclui tempo menor de contribuição e flexibilização na idade mínima. Piratini espera que reforma da Previdência trate do tema, enquanto sindicatos querem manter as regras.
4. Aluno fica ferido após desabamento de teto na UFRGS, em Porto Alegre
Um estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi atingido por pedaços de gesso que desabaram sobre ele, na tarde da última quinta-feira. O que provocou o desabamento foi a queda de um funcionário de uma empresa terceirizada. O estudante de 20 anos, que não quis se identificar, está internado no Hospital Cristo Redentor, pois há suspeita de fratura em uma vértebra.
5. Como um ataque hacker e sua repercussão criaram uma dor de cabeça para a direção do Banrisul
Em 22 de outubro de 2016 o site oficial do Banrisul foi invadido por hackers, que recomendavam a instalação de um arquivo aos clientes que acessassem a página. Tratava-se de uma tática para o roubo de senhas bancárias. O ataque não chegou a comprometer dados de correntistas e tampouco causou prejuízos, garante o banco. Mas, seis meses depois, os diretores do Banrisul ainda têm dor de cabeça com o episódio.
6. Marcelo Cirino aparece no BID e pode jogar Copa do Brasil pelo Inter
Está publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF o nome de Marcelo Cirino como novo reforço do Inter. O atacante de 25 anos, assim, poderá disputar a Copa do Brasil, cujas inscrições se encerravam nesta segunda-feira. A contratação de Cirino foi anunciada pelo Inter no final da tarde. A apresentação oficial será na terça-feira, 12h30min, no CT Parque Gigante.
7. VÍDEO: veja o momento em que torcedor cai do alambrado durante Novo Hamburgo x Grêmio
O torcedor do Novo Hamburgo que caiu do alambrado do Estádio do Valedurante a comemoração do gol de Júlio Santos, no empate em 1 a 1 com o Grêmio, segue internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Identificado como Jefferson Kayser, ele está em "estado que requer cuidados", segundo informou a assessoria do hospital na manhã desta segunda-feira.