Farroupilha sedia nesta terça-feira a Conferência Estadual Duas Rodas - Regional Serra, a partir das 18h30min, na Casa de Cultura. Promovido pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), o encontro tenta estimular o uso da bicicleta para a prática de esportes, lazer e deslocamento. Além disso, a ideia é debater políticas públicas nesse sentido. Esse é, inclusive, um dos desafios para que as bicicletas se tornem mais presentes no cotidiano dos moradores da região. Os três municípios mais populosos da Serra são um exemplo disso. As informações são da Gaúcha Serra.
Em Caxias do Sul, estudos para criação do plano cicloviário começaram no ano passado, com previsão de ciclovias que interliguem todo o município. Um grupo de trabalho foi criado para realizar os estudos, mas a arquiteta Juliana Petruzzi Zalta, da secretaria do Trânsito, afirma que, neste momento, a prioridade é o Plano Diretor que tem de ser revisado até o final deste ano. Além disso, ainda falta muito para a conscientização da própria comunidade sobre a utilidade das bicicletas. Emblemático é o caso da ciclovia no bairro de Forqueta instalada em 2016, que é alvo de reclamações de moradores por causa da retirada do estacionamento.
Leia mais
Prefeitura de Caxias sugere que índios fiquem na Rua Dr. Montaury
Dupla conhecida por praticar roubos a pedestres é presa em Caxias
Já em Bento Gonçalves, o Plano de Mobilidade Urbana inclui a criação de ciclovias e ciclofaixas. A obra mais expressiva prevista é a instalação de ciclofaixa entre os bairros São Roque e Santo Antão, ligando as regiões Sul e Norte da cidade. Atualmente, a única opção exclusiva para ciclistas é utilizar a ciclofaixa da Avenida Planalto aos domingos e feriados, entre 8h e 20h. O diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Vanderlei Mesquita, considera que ainda neste ano outra ciclofaixa, na Cidade Alta, possa ser instalada.
Em Farroupilha, onde ocorre o encontro, o único projeto em andamento é a construção da pista de ciclismo e caminhada na rodovia dos romeiros, uma extensão da RSC-453 que leva ao Santuário de Caravaggio. Também serão instalados bicicletários no centro da cidade, que passará por revitalização. O projeto ainda está em fase de orçamento. O plano cicloviário também prevê construção de outras ciclovias no município, mas, segundo a Secretaria do Planejamento, não existem prazos para a execução.