A Prefeitura de Caxias estuda a formalização de parcerias público-privadas para administrar serviços com a futura ocupação do prédio da Maesa, no bairro Exposição. O assunto está em análise pela comissão que discute o uso do prédio.
De acordo com a procuradora do município e integrante da comissão, Karin Comandulli Garcia, as conversas ainda estão em fase inicial e o modelo não está definido. Entre as hipóteses cogitadas estão a concessão de serviços individuais, como cinema, teatro e mercado público, para empresas ou entidades da iniciativa privada.
O primeiro passo, de acordo com ela, é definir a vocação dos espaços. Em seguida será necessário a elaboração de projetos para restauração e adequação das áreas. Somente após essas definições será possível decidir, por exemplo, se o concessionário será responsável também pelo restauro da parte do prédio que irá administrar.
Como parte do imóvel será ocupado por secretarias, a expectativa é de que a parceria ocorra apenas nas áreas ocupadas por serviços, embora não haja definição.
A lei que oficializa o repasse do prédio do Estado para o município determina que a ocupação comece até o fim deste ano. Dessa forma, a intenção do município é instalar até o fim do ano um posto avançado da Guarda Municipal e a Divisão de Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura. Enquanto isso, o município ganha mais prazo para analisar a ocupação definitiva. A discussão se divide em 10 eixos (confira abaixo).
EIXOS DE ANÁLISE PARA OCUPAÇÃO DA MAESA
:: Eixo 1 - Arquitetura do Prédio
:: Eixo 2 - Uso do Prédio
:: Eixo 3 - História, Memória, Acervo e Educação Patrimonial
:: Eixo 4 - Artes Visuais, Arte e Cultura
:: Eixo 5 - Administração MAESA
:: Eixo 6 - Teatro
:: Eixo 7 - Mercado Público
:: Eixo 8 - Sustentabilidade ambiental
:: Eixo 9 - Gestão Sustentável do Empreendimento
:: Eixo 10 - Impacto na vizinhança
Gaúcha
Comissão de Uso da Maesa estuda parceria público-privada para ocupação do prédio
Uma das hipóteses é conceder serviços que serão criados no imóvel
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: