A prefeitura de Santa Maria lançou, na manhã desta segunda-feira (27), um portal para dar transparência às informações relacionadas ao transporte público do município. O portal, que se chama Transporte Transparente, está disponível no site do Executivo. Nele é possível encontrar informações referentes à composição da planilha do transporte, que embasa para um eventual novo valor da passagem de ônibus.
No portal é possível verificar uma série de dados e informações, e também o perfil de quem usa o transporte coletivo do município.
O Conselho Municipal de Transportes (CMT) trabalha, no momento, na finalização da planilha que deve apontar o possível aumento da tarifa. Conforme dados do CMT, em 2016, 36% dos usuários pagaram passageira inteira. Os 64% restantes pagaram meia, ou tinham vale-transporte ou andaram de graça. Os idosos lideram no uso de passagens gratuitas.
Aumentou em 19% o número de passageiros que andaram de ônibus de graça ao longo de todo o ano passado em Santa Maria. As empresas de ônibus protocolaram, na semana passada, pedido de revisão da tarifa do transporte coletivo, que hoje é de R$ 3,30.