Um pardal instalado em frente a uma sinaleira próxima ao número 1.770 da Avenida Liberdade, no Bairro Santa Isabel, em Viamão, vem causando revolta nos motoristas da região. Alegando que a cidade tem lei específica proibindo a instalação de pardais e que o equipamento estaria multando veículos no amarelo piscante, moradores exigem respostas da prefeitura. Somente em fevereiro, foram registradas 2.919 infrações de trânsito no local.
Nesta quinta-feira à tarde, a Câmara de Vereadores deve avaliar um projeto de lei municipal que libera a instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização, como o da Santa Isabel. E é com base nesta votação que os vereadores Guto Lopes (Psol) e Adão Pretto Filho (PT) são contrários às multas que estão ocorrendo desde a segunda quinzena de dezembro, quando a prefeitura instalou 17 novos equipamentos eletrônicos de fiscalização.
– A lei que hoje está em vigor na cidade é a de 2002, que proíbe a instalação de pardais. O que avaliaremos na Câmara é a revogação desta lei. Só depois de esta mudança ser aprovada pela Câmara, sancionada pelo prefeito e publicada é que os pardais poderão multar. Por enquanto, eles deveriam estar servindo apenas para educação no trânsito – justifica Adão.
Trânsito
Motoristas de Viamão questionam pardal que aplicou quase 3 mil multas em um mês
Principal alvo das reclamações fica no Bairro Santa Isabel. Câmara de Vereadores avalia hoje projeto sobre os equipamentos