Grande comprador de carne brasileira, Hong Kong é o mais recente país a proibir a importação do produto após a Operação Carne Fraca da Polícia Federal levantar questões sobre a segurança da indústria de carne do país.
"Tendo em vista que a qualidade da carne exportada do Brasil é questionada, por prudência, o Centro de Segurança Alimentar suspendeu temporariamente a importação de carnes congeladas e refrigeradas e carne de aves do Brasil com efeito imediato", informou a agência em comunicado.
Leia mais:
Coreia do Sul volta atrás e retira embargo da carne de frango do Brasil
Repercussão da Operação Carne Fraca gera atrito entre PF e governo
Carne Fraca: quais pontos da apuração da PF são contestados por especialistas
Um porta-voz da agência disse que continuará a manter contato com as autoridades brasileiras para obter informações detalhadas para futuras avaliações.
Antes de Hong Kong, China, Egito, Chile e União Europeia anunciaram na segunda-feira medidas para proibir temporariamente as importações do Brasil ou de empresas específicas acusadas pela Polícia Federal de subornar funcionários sanitários por certificados de saúde.
A Coreia do Sul, que havia se juntado ao grupo de importadores, voltou atrás na abertura do mercado, nesta terça-feira, porém intensificando a vigilância. Os EUA e outros países disseram que iriam aumentar as inspeções.
Tanto a JBS quanto a BRF, maiores empresas do setor alvos da Carne Fraca, têm negado a venda de carne ruim ou de subornar funcionários.