Um homem de 36 anos foi eletrocutado na noite desta quarta-feira, dia 22, após se encostar em um poste, dentro do Parque Professor Theobaldo Dick, no Centro de Lajeado, no Vale do Taquari.
Morador de Guaporé, Sidinei Borges do Amaral, conhecido como Sidão, jogava futebol em uma quadra do parque, o principal da cidade, quando encostou em um poste metálico que sustenta os refletores. Ele e os amigos da equipe Água Suja disputavam o Campeonato Regional de Futebol de Areia no evento Curta o Verão Lajeado 2017, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a prefeitura da cidade.
De acordo com o colega de equipe Lucas Buda, de 28 anos, Sidão teria saído do jogo para descansar e participar da final do campeonato, que ocorreria na mesma noite.
– Ele saiu da quadra, sentou no chão e se encostou no poste. Logo começou a tremer. Pensamos que era uma convulsão, então outro amigo saiu correndo para ajudar – conta.
Quando outro companheiro de equipe encostou em Sidinei, levou uma descarga que o jogou para longe.
– Na hora ele gritou para não encostarmos no Sidão que estava dando choque. Perguntamos se tinha uma caixa de disjuntor para cortar a luz, mas ninguém sabia de nada.
Neste momento, outro rapaz pegou uma cadeira de plástico e conseguiu desgrudá-lo do poste.
Leia mais
VÍDEO: pneu desgovernado atinge cabeça de pedestre em Minas Gerais
Árbitro é espancado com chutes e socos em partida de futsal no Vale do Taquari
Quando as equipes de Bombeiro e do Samu chegaram, Sidão já não respirava mais. Ele chegou a ser encaminhado para o hospital da cidade, mas não resistiu. O caso está sendo investigado pela delegacia de Lajeado.
Sidão trabalhava em uma empresa de joias, em Guaporé, e deixa esposa e um filho de sete anos.
Em comunicado emitido na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Lajeado informou que uma equipe da RGE fez a verificação dos postes de iluminação pública no Parque ainda na noite do acidente e constatou que apenas aquele poste estava eletrificado. A energia do local foi desligada e a área está isolada.
Leia a nota da prefeitura de Lajeado:
"Consternada com o falecimento de Sidinei Borges do Amaral, 36 anos, ocorrido na noite de quarta-feira (22/2), a Prefeitura Municipal de Lajeado esclarece que:
- O acidente aconteceu durante o evento Curta o Verão, uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura Municipal de Lajeado, realizado no Parque Professor Theobaldo Dick. Por volta das 21h50, Sidinei encostou em um poste de iluminação pública e teria sofrido uma descarga elétrica. Ele foi atendido imediatamente, ainda no local, pelo Corpo de Bombeiros e por médicos do Samu e foi levado ainda com vida ao Hospital Bruno Born, onde veio a falecer. O corpo foi encaminhado a Porto Alegre para perícia e apuração da causa da morte;
- À noite e durante a madrugada desta quinta-feira (23/2), integrantes da administração pública acompanharam o caso no local do acidente, no hospital e na Delegacia de Polícia para prestar apoio e solidariedade aos familiares e amigos da vítima nas questões necessárias;
- Ainda à noite, a RGE fez a verificação dos postes de iluminação pública no Parque Professor Theobaldo Dick. Constatou-se que apenas o poste onde ocorreu o acidente estava eletrificado. A área foi isolada para verificação, e a energia do local foi desligada;
- Na manhã desta quinta-feira, uma equipe do Departamento de Trânsito está no local para garantir o isolamento e a segurança dos pedestres;
- A partir desta quinta-feira, a Prefeitura está estendendo a avaliação de postes e equipamentos eletrificados para outras áreas públicas do município, em trabalho realizado por equipe própria, de forma gradativa. Neste sentido, a administração pede o apoio da população para informar possíveis problemas envolvendo instalações energizadas. Quem tiver informações, pode ligar para o telefone (51) 3982-1491ou mandar um e-mail para ouvidoria@lajeado.rs.gov.br ;
- Importante ressaltar que a Prefeitura não identificou, até o momento, nenhum registro ou reclamação sobre energização do poste de iluminação onde ocorreu o acidente.
- O trabalho de investigação da Polícia Civil irá determinar as causas e as responsabilidades do acidente. Paralelamente, a administração municipal também fará uma apuração interna para verificar as possíveis causas do acidente."