A primeira emissora de Porto Alegre foi fundada no dia 8 de fevereiro de 1927. As transmissões inciaram nove meses depois e nunca mais pararam. Trinta anos depois, a Rádio Gaúcha foi adquirida por Maurício Sirotsky Sobrinho e Arnaldo Ballvé, tornando-se o embrião do Grupo RBS. Para relembrar essa história, Nelson Sirotsky participou de um programa especial nessa madrugada.
Integrante do Conselho de Administração e ex-presidente do Grupo RBS, Nelson afirmou que a Gaúcha faz parte da vida de milhares de ouvintes que vivem não só no Rio Grande do Sul, mas em todo o mundo.
– É um dia histórico para todos nós que temos a nossa vida vinculada à Rádio Gaúcha. E eu falo não só da equipe que faz a emissora, mas dos nossos ouvintes que acompanham todos os dias a emissora, em qualquer parte do mundo – disse.
Ele ainda lembrou momentos marcantes da Gaúcha.
– Uma das lembranças mais antigas que eu tenho da minha infância são relacionados à Gaúcha – disse ao citar os programas de auditório apresentados pelo pai, Maurício, na emissora. – Depois tive muito orgulho de participar, profissionalmente já, de muitos momentos da emissora, da transformação da Gaúcha no que ela é hoje, magnífico veículo que presta serviço a todos os seus ouvintes, 24 horas por dia, onde quer que eles estejam.
Os comunicadores da emissora Carlos Alberto Andrade e Cláudio Brito e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Artur Ferraretto, também participaram do programa especial, apresentado por Diori Vasconcelos. Eles falaram das transformações da emissora, que deixou de ser uma rádio musical para transmitir informação durante toda a programação.
Hoje a emissora é líder em audiência no Estado e expandiu sua atuação destaque no rádio para as plataformas digitais, com notícias no site, transmissões ao vivo em vídeo pelas redes sociais e interação com os ouvintes.
Ouça o programa:
Para marcar os 90 anos da emissora, os programas Timeline Gaúcha, Sala de Redação, Gaúcha Repórter e Hoje nos Esportes serão transmitidos do Gaúcha Sports Bar, na zona norte de Porto Alegre. Pelas redes sociais, ouvintes podem relembrar coberturas marcantes usando as hashtags #Gaúcha90Anos e #OuvinaGaúcha.