O Departamento de Relações Internacionais do México informou, nesta quinta-feira (19) , que Joaquín Guzmán, um dos mais famosos narcotraficantes do mundo, foi extraditado para os Estados Unidos. El Chapo, como é conhecido, teria embarcado no aeroporto de Ciudad Juárez, com destino a Nova Iorque por volta das 20h30 (horário de brasília), conforme a emissora local "Televisa".
A extradição do criminosos foi autorizada, em 2016, após os Estados Unidos apresentarem garantias de que ele não seria condenado à morte, o que não é permitido na legislação mexicana. A defesa de El Chapo chegou a apresentar dois recursos contra a extradição, ambos negados pela Suprema Corte do México.
Ex-chefe do cartel de Sinaloa, "El Chapo" foi preso em 8 de janeiro de 2016, seis meses depois de sua fuga cinematográfica da penitenciária de segurança máxima Altiplano I, na qual usou um túnel de 1,5 quilômetro. Ele chegou a ser considerado o segundo homem mais procurado do mundo, atrás apenas do fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden.