Movimento intenso marca o cruzamento da Avenida Doutor Carlos Barbosa com as ruas José de Alencar e Goiás, no Bairro Azenha, em Porto Alegre. Diversas linhas de ônibus, carros, caminhões e motos disputam uma brecha no trânsito para passar de uma rua para a outra sem causar um acidente. Isso porque o local não tem semáforo, quebra-molas ou faixa de pedestres – apenas placas de "Pare" nas esquinas.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
O trecho fica no intervalo entre duas sinaleiras, distantes cerca de 650m uma da outra: no início da Carlos Barbosa, esquina com Avenida da Azenha, e em frente ao Estádio Olímpico.
Confira no mapa o ponto onde falta sinalização:
O empresário Enio Sanches, 61 anos, que trabalha há cinco meses na região, já presenciou acidentes:
– Há poucos dias, um carro vinha pela Carlos Barbosa com uma moto num reboque. Ele passou por um desnível da rua e, por estar rápido, a moto voou por cima do carro. Foi parar no poste da outra esquina. E Enio relata mais um caso:
– Dois carros se cruzaram na entrada da José de Alencar pela Carlos Barbosa. Um deles veio parar na parede da loja e quase atingiu um funcionário.
Pedidos
Quem está a pé e precisa atravessar de um lado para outro deve ter paciência. Comerciante na Carlos Barbosa há 13 anos, Valmor Conte, 56 anos, diz que nem quando o Olímpico funcionava, com maior movimento – existia sinalização:
– Na época, eram pelo menos três acidentes por semana. Agora, diminuiu um pouco. Já fizemos pedido de sinaleira e quebra-molas há pelo menos dez anos.
Previsão de melhorias neste ano
A EPTC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, em seus canais de atendimento à população, não existem registros de pedidos de sinaleira ou de outros tipos de sinalização neste cruzamento.
Leia mais
Alimento especial Fortini está em falta há três meses e prejudica saúde de menino de Gravataí
Demora em cirurgia ginecológica atrasa o sonho de Priscila de ser mãe
Árvore foi retirada de cima da casa de moradora de Viamão, mas tronco segue no pátio
No entanto, o órgão salienta que uma das prioridades para este ano, em parceria com demais órgãos da prefeitura, é o projeto de sinalização viária ao longo de toda a Carlos Barbosa. A proposta inclui análise de pedidos de travessias, reforço de sinalização nos cruzamentos e disciplinamento dos fluxos de veículos.
Desde 2012, segundo a EPTC, foram registrados 38 acidentes no trecho, com 19 feridos e nenhuma morte. Uma média de 9,5 ocorrências por ano nos últimos cinco anos.
Produção: Shállon Teobaldo