O recém empossado presidente dos Estados Unidos trará uma polêmica por dia. Donald Trump, nesses primeiros dias de mandato, está cumprindo muito do que prometeu em campanha. Disse que o país controlaria as fronteiras e já no primeiro dia anunciou pelo Twitter a construção do muro, cobrando a conta do México.
"Grande dia planejado para a segurança nacional amanhã. Entre outras coisas, nós vamos construir o muro!", escreveu Trump no Twitter.
Também pelo Twitter, disse que era melhor que o presidente do país vizinho nem aparecesse em encontro em Washington - a resposta também veio via rede social.E não foi só essa resposta.
Perfis de grandes companhias e os presidentes dessas empresas estão devolvendo as declarações de Trump e respondendo às medidas do novo governo norte-americano. Mas o retorno não está somente no meio virtual, pelo contrário.
A rede Starbucks vai contratar 10 mil refugiados em 5 anos, empregando os que "fogem de guerras, perseguições e discriminações". O presidente da empresa, em comunicado, escreveu que é necessário construir pontes, e não muros, numa clara referência à barreira imposta por Trump.
Já o presidente do site Airbnb resolveu proporcionar alojamento gratuito a refugiados e a todos que forem proibidos de entrar nos Estados Unidos. Coca-Cola e Corona lançaram comerciais ressaltando a diversidade racial e cultural dos latinos. A resposta ao radicalismo é tão grande que, no fim das contas, o mundo está mostrando que a solidariedade ainda existe.