1. Janot denuncia Renan Calheiros ao STF por lavagem de dinheiro e corrupção
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofereceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em um dos inquéritos contra o peemedebista abertos no âmbito da Operação Lava-Jato. Renan é suspeito de cometer os crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
2. PF indicia oito pessoas por desvio de recursos de bolsas de estudo da UFRGS
A Polícia Federal (PF) já tomou o depoimento de todos os presos na Operação PhD, que foi deflagrada na sexta-feira e que investiga desvio de recursos em bolsas de estudo de programas na área de Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No total, oito pessoas foram indiciadas no inquérito.
3. Ecovix demite 3,2 mil funcionários de estaleiro do polo naval de Rio Grande
O receio de demissão em massa no sul do RS se confirmou. Na manhã desta segunda-feira, a Engevix Construções Oceânicas (Ecovix) confirmou que 3,2 mil funcionários foram desligados – restando apenas 500 nos dois estaleiros da empresa em Rio Grande.
4. Datafolha aponta intenções de voto para eleições à presidência em 2018
A mesma pesquisa do instituto Datafolha que apontou que 63% dos brasileiros é a favor da renúncia do presidente Michel Temer (PMDB) para que haja eleição direta mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue sendo líder na intenção de voto na eleição presidencial de 2018. No entanto, caso a disputa fosse para o segundo turno, o petista perderia para a ex-senadora Marina Silva (Rede) – que aparece como líder em todos os cenários de segundo turno.
5. Deputados e governo do RS tentam antecipar votação de pacote na Assembleia
Deputados de várias bancadas da Assembleia pediram ao Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL) a inclusão dos projetos do pacote do governador José Ivo Sartori na Ordem do Dia para votação em plenário. Um requerimento com várias assinaturas foi entregue nesta segunda-feira. Com a publicação do requerimento no Diário Oficial de terça-feira, as propostas podem ser apreciadas a partir de quinta-feira. A manobra faz parte de articulação entre o governo do RS e a base no Legislativo para acelerar a tramitação das matérias e concluir a votação antes do recesso, marcado para o dia 23.
6. Para pagar 13º, Fortunati cogita voltar a dar desconto no IPTU
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, busca garantias jurídicas e políticas para oferecer desconto para o pagamento antecipado do IPTU 2017. Sem isso, ele está convencido de que não terá como pagar o 13º salário dos servidores municipais. Nesta segunda-feira, ele se reuniu com o núcleo duro do governo, com vereadores e até com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
7. Calcule quando você se aposentaria se a proposta de reforma da Previdência for aprovada
Caso sejam aprovadas as novas regras da Previdência, vai levar mais tempo para se aposentar se comparado com a regra atual. Você já sabe quanto tempo vai ter que trabalhar para se aposentar ganhando salário integral? ZH criou uma calculadora para que você estime a idade com que deve se aposentar caso seja um funcionário urbano da iniciativa privada.
8. Inter entra com pedido no STJD para reexame do caso Victor Ramos
O Inter ainda não desistiu de buscar na Justiça uma maneira de permanecer na Série A do Brasileirão. O departamento jurídico do clube entrou com um pedido no STJD de reexame da situação de Victor Ramos, do Vitória. De acordo com os advogados colorados, o zagueiro atuou de forma irregular no Brasileirão por não ter completado a transferência internacional do Monterrey-MEX ao Vitória. O tribunal havia decidido arquivar o caso na semana passada.
9. Preis deixa o cargo de vice de futebol, e Valdir Espinosa renova com o Grêmio
O Grêmio fez as primeiras definições para 2017 na noite desta segunda-feira. A primeira delas é de que Adalberto Preis, por questões pessoais, não será mais o vice de futebol. A decisão foi comunicada em reunião do Conselho de Administração do clube na Arena. A segunda novidade é que Valdir Espinosa permanecerá no Grêmio para 2017.