1. Governo anuncia medidas para estimular crescimento e diminuir desemprego
O Planalto anunciou uma série de medidas para estimular o crescimento e diminuir a taxa de desemprego do Brasil. As iniciativas têm, segundo o governo, o objetivo de facilitar acesso ao crédito e desburocratizar o ambiente de negócios, permitindo a retomada econômica com mais rapidez.
2. Lava-Jato denuncia Lula por corrupção e lavagem de dinheiro
A força tarefa da Lava-Jato denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro, desta vez em razão de contratos firmados entre a Petrobras e a construtora Odebrecht. O petista é apontado como o responsável por comandar uma estrutura ilícita para conseguir apoio parlamentar, baseada na distribuição de cargos públicos federais. Em depoimento prestado, o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht confirmou que a empresa fez pagamentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
3. Em oito anos, Porto Alegre tem aumento de 75% da população em situação de rua
De 2008 a 2016, a população em situação de rua na Capital aumentou 75%. A pesquisa feita pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) em parceria com pesquisadores da UFRGS mostra que em oito anos, o número passou de 1.203 pessoas para 2.115. Se forem considerados somente os últimos cinco anos, o crescimento foi de 57%.
4. Alistamento militar no Rio Grande do Sul será online em 2017
Quem se alistar ao serviço militar obrigatório no Rio Grande do Sul em 2017 deverá fazer o procedimento por meio online, e não mais presencialmente. O cadastro pode ser feito a partir de 1º de janeiro até o último dia útil do mês de junho, por jovens que completarão 18 anos no próximo ano, no site. De acordo com o Comando da 3ª Região Militar, que engloba o Rio Grande do Sul, a mudança irá racionalizar o processo e evitar deslocamentos até as Juntas de Serviço Militar.
5. WhatsApp deve permitir apagar mensagens antes que o destinatário veja
O WhatsApp deve anunciar em breve uma nova função, que irá permitir apagar mensagens enviadas por engano antes que a outra pessoa veja. Assim, o texto irá desaparecer e não será entregue ao destinatário. A novidade vale também para mídias como fotos e vídeos e deve funcionar tanto nas conversas individuas quanto para os grupos.
6. Renato recusa primeira oferta, e Grêmio analisará contraproposta
O Grêmio ainda não chegou a um acordo para a renovação de contrato com o técnico Renato. A primeira oferta feita pela direção não foi aceita pelo treinador. Em reunião nesta quinta-feira, o empresário de Renato, Gerson Oldenburg, apresentou uma contraproposta para Adalberto Preis, vice de futebol que deixará o cargo, mas ainda trata da negociação. Nesta sexta-feira, o clube responderá.
7. Fernando Carvalho faz desabafo no Facebook: "Cometemos erros, não há dúvida"
O Facebook foi o meio escolhido por Fernando Carvalho para voltar a se manifestar a respeito do rebaixamento do Inter. Quatro dias depois da queda à Série B, o vice-presidente de futebol no final da gestão Vitorio Piffero usou a rede social para falar sobre o momento vivido pelo clube – e o seu próprio momento pessoal. Na publicação, Carvalho admitiu erros no seu trabalho e fez questão de agradecer o apoio da torcida.
8. Vágner Mancini questiona qualidade dos jogadores oferecidos à Chapecoense
Logo depois do acidente da Chapecoense que matou parte da direção, comissão técnica e 19 jogadores do elenco, muitos clubes brasileiros prometeram ajuda ao clube catarinense em sua reconstrução. Agora, passadas pouco mais de duas semanas da tragédia, o apoio não parece ser tão efetivo. Pelo menos esta é a reclamação de Vágner Mancini, técnico contratado para substituir Caio Júnior, uma das vítimas do acidente na Colômbia.