O complexo da Maesa, em Caxias do Sul, terá de receber as primeiras atividades previstas no plano de ocupação em 2017. O prazo faz parte de um termo de compromisso entre o assinado na manhã desta terça-feira (13) pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e o secretário de Modernização Administrativa e de Recursos Humanos do Estado, Raffaele Marsiaj Quinto Di Cameli.
Para a ocupação, no entanto, será necessário que a empresa Voges desocupe o imóvel, trabalho que precisará ser liderado pela futura administração.
"Vocês agora vão ver se marcam data para sair", disse o Alceu.
A averbação do tombamento do prédio foi feita na terça-feira. O processo oficializa a preservação junto ao registro no cartório de imóveis. O prédio deve contar com mercado público, museu de artes visuais e espaço para economia criativa, como start ups. As atividades foram propostas por uma comissão que analisou diversas sugestões e apresentou o projeto em novembro de 2015.
"O que veio de pedido de ocupação vocês não fazem ideia. Acho que deu mais do que teus currículos", disse Alceu para o prefeito eleito Daniel Guerra (PRB), que também participou do encontro.