1. Planalto deve liberar o RS do pagamento da dívida com a União
O presidente Michel Temer convocou os governadores de Estados em calamidade para discutir uma proposta de socorro financeiro. No fim da manhã, interlocutores do governo confirmaram que o pagamento das dívidas dos Estados com a União deve ser suspenso por três anos. A medida foi incluída no parecer do relator do projeto da dívida dos Estados, senador Armando Monteiro (PTB-PE). O texto já poderá ser votado nesta quinta-feira.
2. Lasier Martins é ameaçado de expulsão pelo PDT
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o partido vai abrir processo de expulsão contra os senadores Lasier Martins (RS) e Telmário Mota (RR), que votaram a favor da PEC do teto de gastos. Outro pedetista da bancada, o senador Pastor Valadares (RO), também votou com o governo Temer, mas como ele é suplente, não está no foco da cúpula da legenda.
3. Feltes sugere que uso de caixa 2 é comum em campanhas
O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, insinuou que o recebimento de recursos via caixa 2 é uma prática generalizada em campanhas políticas, e deu a entender que as atuais restrições à doação de empresas a partidos e candidatos tendem a fortalecer candidaturas ligadas a atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e o jogo do bicho. As manifestações foram feitas na última segunda-feira, durante palestra em Carlos Barbosa.
4. Teori devolve a Janot denúncia contra Renan na Lava-Jato
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não esperou a conclusão do inquérito da Polícia Federal em Brasília para denunciar o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), por corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção na Petrobras revelado pela Lava-Jato. Diante disso, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, devolveu a denúncia a Janot para que ele complemente com as informações da investigação policial.
5. Dom Paulo Evaristo Arns morre em São Paulo aos 95 anos
Conhecido pela postura fraterna, por sua defesa dos direitos humanos e pela resistência à ditadura militar, o arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, morreu nesta quarta-feira, aos 95 anos. O cardeal – que dedicou 71 anos ao sacerdócio e 76 à vida franciscana – estava internado desde 28 de novembro, com broncopneumonia, na capital paulista.
6. Motoristas podem pagar o IPVA com desconto a partir desta quarta-feira
Começa nesta quarta-feira o calendário de pagamento do IPVA 2017. O prazo para quem optar pela quitação antecipada vai até 2 de janeiro. Neste período, o motorista terá uma redução de 3% o valor do tributo, podendo se valer ainda do valor da Unidade de Padrão Fiscal de 2016, antes da atualização na virada do ano, prevista em 6,69%. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) deve dar seu parecer no final de dezembro sobre o preço do Seguro DPVAT. Por isso, o ideal é que os proprietários de veículos esperem o valor do Seguro 2017 ser confirmado para efetuar o pagamento.
7. Professor insinua fraude para ocultar faltas de suspeito em mestrado da UFRGS
O teor de um telefonema captado durante as investigações da Operação PhD é uma das provas que a Polícia Federal (PF) tem para sustentar que o médico Hêider Aurélio Pinto teria fraudado um mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
8. VÍDEO: o momento em que empresário atira em criminoso
Um vídeo mostra o momento em que um empresário é assaltado, reage e mata um dos criminosos, na Rua 24 de Outubro, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, no final da tarde de segunda-feira.
9. Grêmio apresenta proposta de renovação a Renato Portaluppi
O Grêmio entregou a sua primeira proposta financeira para Renato Portaluppi. Na reunião realizada no CT Luiz Carvalho, Adalberto Preis e Odorico Roman apresentaram os valores que o clube se propõe a pagar para viabilizar a renovação de contrato com o técnico. Na saída do encontro, o empresário Gerson Oldenburg falou sobre o encontro e respondeu sobre a possibilidade de acerto.
10. FOTOS: conheça os estádios em que o Inter jogará na Série B
O Inter passará a conviver com alguns novos estádios em 2017. Durante a Série B, o clube jogará em grandes estádios do futebol brasileiro, como Castelão, Arena Pernambuco e Arruda. No entanto, também passará por locais mais modestos, como o Estádio da Curuzu e o Passo das Emas.