A prefeitura de Farroupilha vai ampliar de 11 para 12 o número de secretarias municipais. A reformulação administrativa vai resultar na criação de duas novas pastas e extinção de uma. Entre as novas estruturas está a de Turismo e Cultura. Outra secretaria da nova gestão será a de Esporte, Juventude e Lazer. A Habitação será extinta porque será absorvida pela área de Assistência Social e Cidadania. Como a secretaria de Desenvolvimento Econômico deixa de abrigar turismo, passa a abrigar também as funções de Desenvolvimento de Trabalho e Renda. A reforma administrativa também muda o nome da secretaria da Agricultura para Desenvolvimento Rural.
O prefeito Claiton Gonçalves diz que a opção de investir em turismo e cultura envolve duas áreas que se complementam, que exigem maior estrutura para captação de recursos, e que pretende resultar em melhora da arrecadação local. No caso da secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, o gestor diz que a nova pasta vai atender 20% da população da cidade.
Claiton garante que o aumento de secretarias não vai representar mais gastos com funcionalismo público. Hoje são 126 cargos em comissão e o chefe do executivo diz que manterá o mesmo número. Ele destaca que haverá readequação de quadros e salários: "Vamos manter o mesmo volume de pessoal e não vamos ter impacto financeiro".
O prefeito diz que haverá renovação do quadro de secretários, mas que o anúncio da equipe da próxima gestão ficará para a segunda quinzena de dezembro.