Nove motoristas do Uber foram multados na quinta-feira (24), na primeira noite de fiscalização pela prefeitura de Caxias do Sul. A operação ocorreu na Estação Férrea. O número total de autuações, no entanto, chegou a 11, porque dois motoristas receberam notificações adicionais por não cumprir outro itens previstos na legislação de trânsito.
O balanço da fiscalização da noite desta sexta-feira (25) não havia sido contabilizado até o fim da manhã deste sábado (26). A prefeitura de Caxias do Sul anunciou quarta-feira (23) que multaria os motoristas parceiros do aplicativo enquanto o serviço não estivesse regularizado. O secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, disse que a intenção inicial não era fiscalizar os motoristas, mas o município voltou atrás devido a questionamentos principalmente de taxistas.
A legislação brasileira permite atividades de aplicativos de transporte individual, mas cada cidade precisa regulamentar o serviço. Como Caxias ainda não aprovou a lei, o Uber opera na clandestinidade. A multa a motoristas parceiros é de R$ 130.
O Uber começou a operar em 28 de outubro, quando também começaram as negociações para a regulamentação. O vereador Adiló Didomenico (PTB) também protocolou projeto para a regulamentação da atividade em Caxias. A documentação do projeto do vereador Adiló está na mesa do secretário e o texto será reencaminhado à Câmara de Vereadores com os itens indicados pela secretaria para regulamentação até a semana que vem.
Gaúcha
Nove veículos do Uber são autuados no primeiro dia de fiscalização em Caxias
Multas começaram a ser emitidas na quinta-feira no largo da Estação Férrea
GZH faz parte do The Trust Project