Familiares das vítimas e sobreviventes da tragédia na Boate Kiss entregaram ao governo do estado nesta sexta-feira (11) um abaixo-assinado com 12 mil assinaturas. O documento é contra a indicação de Cezar Schirmer para a Secretaria de Segurança. Schirmer era o prefeito de Santa Maria na época da tragédia, em janeiro de 2013.
O grupo foi recebido ontem por representantes da Casa Civil.Eles queriam entregar o documento a José Ivo Sartori, mas foram informados que o governador estava em agenda externa. Os familiares também pintaram cruzes e frases contra Schirmer na rua, em frente ao Palácio Piratini.
No começo de setembro, quando Schirmer foi confirmado como novo secretário de segurança pública do estado, familiares das vítimas protestaram em Santa Maria e elaboraram o abaixo-assinado que foi entregue ontem. A Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) chegou a emitir uma nota em que repudiava a nomeação de Schirmer ao cargo.
Cezar Schirmer foi apontado pela Polícia Civil como um dos responsáveis indiretos pelo incêndio, apesar de não ter sido indiciado. Nessa semana, o Conselho Superior do Ministério Público aprovou, por maioria, o arquivamento do inquérito civil instaurado para investigar a responsabilidade de Schirmer e de outros agentes públicos municipais, por falhas no caso do incêndio da boate Kiss. A conclusão é de que elas existiram, mas não foram responsáveis pelos fatos que levaram ao incêndio, no dia 27 de janeiro de 2013, ocasionando 242 mortes.