O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) fará um mutirão de diagnósticos de câncer de pele no próximo sábado (26).
A distribuição das fichas de atendimento começa a partir das 7h, no ambulatório do Husm. A avaliação será feita por ordem das fichas, e dura aproximadamente 40 minutos. Se for identificada no início, a doença tem grandes chances de cura. O mutirão, que acontece das 9h às 15h, irá atender 100 pessoas.
A partir da avaliação, é possível perceber quais pintas devem ser removidas para afastar o risco da doença. A chance de cura do câncer de pele é de 90% se for diagnosticado precocemente. Quem for diagnosticado com pintas para remover ou com câncer, terão consultas e passarão por cirurgia, para retirar o tumor. Não é necessário passar por quimioterapia ou radioterapia para estes casos.
O mutirão também visa informar sobre os fatores de risco e conscientizar sobre os cuidados para evitar o câncer de pele. O mutirão faz parte da Campanha Nacional de combate ao Câncer de Pele. No Estado, 10 hospitais irão participar.