Desde a manhã de segunda-feira no Brasil, o Antonov An-225 Mriya, maior avião do mundo, não decolou às 8h05min desta terça-feira como estava previsto. Devido ao atraso com a carga da aeronave, o voo rumo a Santiago, no Chile, foi adiado para as 19h30min.
Segundo informou a concessionária que administra o aeroporto, a GRU Airport, ao G1, a demora se deve à necessidade de ajuste do alinhamento do avião com os trilhos que vão conduzir um transformador de 155 toneladas (o equivalente a 135 carros médios empilhados) para dentro do Antonov.
É o equipamento do tipo mais pesado a ser transportado pelo ar e foi especialmente desenvolvido levando em consideração as proporções da aeronave. Com todos os seus acessórios, chega a pesar 250 toneladas.
O aparelho foi construído em menos de quatro meses pela multinacional suíça ABB na sua fábrica em Guarulhos. Ele tem capacidade de energia suficiente para alimentar 65 mil domicílios e será usado para iluminar uma cidade nas vizinhanças da capital chilena.
Em Guarulhos, onde pousou na noite de segunda-feira depois de passar o dia em Campinas, a aeronave ocupa uma área que equivale à de sete aviões comerciais que aterrissam diariamente no terminal aéreo. Só para abastecer o avião, são necessárias de três a quatro horas.
O pouso no aeroporto de Guarulhos foi transmitido em tempo real pela concessionária no Facebook. Reveja as imagens:
A jornada do Antonov An-225 começou em sua base, em Kiev, na Ucrânia, na última quinta-feira, passando em Leipzig, na Alemanha, no mesmo dia. Após enfrentar uma pane de motor no aeroporto alemão, decolou no sábado para a Islândia, passando na sequência por Goose Bay (Canadá, foto abaixo) e Houston (EUA), de onde saiu rumo ao Brasil.
A operação se encerra nesta terça-feira em Santiago, no Chile, onde será entregue o gerador de energia de 150 toneladas, a segunda mais pesada carga aérea da história da aviação.
Curiosidades sobre o avião
– Por ter mais de 27 anos, o avião tem seus comandos realizados a partir de procedimentos analógicos. Porém, mesmo com toda a sua massa, o An-225 pode chegar a 865 km/h – a mesma velocidade média de aviões tradicionais tripulados.
– Em 2010, o gigante pousou pela primeira vez na América Latina – e foi no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Na ocasião, o An-225 estava a serviço da Petrobras e trouxe três válvulas para a Refinaria de Paulínia (Replan).
– O Antonov An-225 continua sendo a maior obra de engenharia capaz de voar feita pelo ser humano.
– O codinome "Mriya" vem do idioma ucraniano e quer dizer "sonho". Na Otan, seu nome de identificação é Cossack.
– No filme 2012, um modelo Antonov An-225 foi usado durante as filmagens e também recriado com efeitos especiais. Algumas características, como a cabine e portas de entrada, foram modificadas para as cenas. Dessa forma, o protótipo fictício foi chamado de An-500 – o que seria uma versão atualizada e mais moderna do seu antecessor.
Grande, mas nem tanto
O An-225 é o gigante dos céus, mas outros grandões superam os tamanhos da aeronave:
A história
– O An-225 foi originalmente construído para transportar o Buran, o ônibus espacial soviético que fez apenas um voo (não tripulado), em 1988.
– O avião custou cerca de US$ 300 milhões para ser construído.
– O An-225 voou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988, mas começou a operar comercialmente no ano seguinte.
– Os planos de construir mais unidades foram cancelados pelo fim da União Soviética e o colapso do programa Buran.
– A aeronave foi aposentada em 1994, mas voltou a ser usada sete anos mais tarde, passando a atender um mercado restrito de cargas pesadas.
– Único exemplar em atividade, atualmente, a aeronave não tem sido usada apenas para fins comerciais e já foi comissionada para operações humanitárias como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010, e o tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.
*ZH com agências