Após cerca de duas horas e meia sem operar na manhã desta sexta-feira, os trens da Trensurb voltaram a operar pouco antes das 8h. Mas os trens não devem circular pela Região Metropolitana por muito tempo: a promessa é de que os metroviários voltem a paralisar a partir das 10h. A previsão é de que o retorno ao trabalho só ocorra às 17h.
Em cumprimento a acordo com a empresa, os metroviários definiram, na quinta-feira, que os trens funcionariam nesta sexta-feira nos horário de pico (entre as 5h30min e as 8h30min e entre as 17h30min e as 20h30min), em adesão ao Dia Nacional de Mobilização. Mas a depredação de dois trens, confirmada por volta das 6h, causou a suspensão total do serviço por mais de duas horas em função da falta de segurança.
Leia mais
AO VIVO: estudantes e sindicatos fazem protestos e paralisam serviços
Saiba o que pode mudar com a PEC do teto dos gastos públicos
Confira as medidas que integram o pacote de Sartori
As estações só voltaram a ser abertas por volta das 7h40min. Para dar vazão ao volume de passageiro, a estatal chegou a liberar as catracas por minutos. Às 8h30min, a empresa cobrava o bilhete dos usuários. Os trens funcionam em um intervalo de 10 minutos até as 10h.