O Dia Nacional de Lutas mobiliza estudantes de escolas e universidades ocupadas, servidores estaduais e federais, trabalhadores de diversas categorias e representantes de sindicato nesta sexta-feira em Porto Alegre. Além da pauta nacional, a contrariedade à PEC do teto dos gastos públicos e às reformas no Ensino Médio, na área trabalhista e na Previdência Social, no Estado o recente pacote de medidas contra a crise financeira serve como um catalisador para as manifestações marcadas para o dia.
Por volta das 6h, dezenas de estudantes realizaram um protesto na Avenida Bento Gonçalves, em frente ao Campus Agronomia da UFRGS. Os manifestantes levantaram cartazes com frases em apoio as ocupações e atearam fogo em pneus no meio da via. Por volta das 6h30min, outra manifestação começou em frente à PUCRS, na Avenida Ipiranga, causando congestionamento na região.
O trensurb também amanheceu paralisado em promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS). O transporte voltou a operar às 7h40min, mas voltou a ser interrompido às 10h. A previsão é de que a empresa retome às 17h. Já os ônibus circulam normalmente nesta sexta-feira em Porto Alegre e Região Metropolitana.
Acompanhe os protestos: