O transporte de estudantes que é realizado pela Associação dos Universitários de Nova Petrópolis para Caxias do Sul foi retomado nesta segunda-feira (24). A suspensão do serviço ocorreu na segunda-feira (17) da semana passada, depois do excesso de chuva causar bloqueio da BR-116. No sábado (22), uma assembleia de associados decidiu que as empresas contratadas poderão seguir por uma rota alternativa que passa por Picada Café, Linha Nova, Feliz e segue para Caxias do Sul.
A realização do trajeto demora cerca de duas horas. Pela BR-116, seria realizado em uma hora. Com isso, os horários foram antecipados. Para o campus-sede da UCS, ocorrem às 6h, 11h40, 14h50 e 17h30. As linhas para quem vai para o Campus 8 da UCS e para quem faz cursos técnicos, será às 17h30. No total, cerca de 250 estudantes utilizam os ônibus por dia no deslocamento para Caxias.
Diante da suspensão do transporte na semana passada, a Associação dos Universitários entrou em contato com as instituições de ensino para explicar as dificuldades enfrentadas e forneceu ofícios a estudantes que tiveram a exigência.
Saúde
A interdição da BR-116 impacta também o serviço de saúde. A saída de pacientes do SUS de Nova Petrópolis que precisam de tratamento em Caxias do Sul foi reduzido para uma vez ao dia. Diariamente, o transporte deixa a cidade às 5h, da Secretaria da Saúde. Antes, o serviço era prestado em dois turnos: às 6h e ao meio-dia. Conforme a prefeitura, ninguém deixará de ser atendido. O transtorno para os pacientes é a espera até o horário de atendimento. Por exemplo, quem precisa ser atendido à tarde terá de aguardar toda a manhã em Caxias do Sul .
A rota alternativa inclui a passagem por localidades do interior de Nova Petrópolis, como Stile Eck, passando por Schenkel Eck, saindo em Arroio Paixão, Linha Temerária, e chegando a Vila Cristina, em Caxias. A demora é de pelo menos 30 minutos a mais por viagem. Os paciente são deixados em frente aos hospitais e locais de consultas de manhã e recolhidos à tarde.