Os roubos de veículos, crimes com emprego de violência do ladrão perante à vítima, estão por trás de quase a metade dos latrocínios ocorridos em Porto Alegre neste ano: foram 13 casos num total de 28 ocorrências de assalto com morte registradas na Capital em 2016, conforme levantamento do Diário Gaúcho.
Para discutir essa trágica realidade e apontar soluções, o terceiro Painel RBS Segurança Já reunirá, hoje, às 15h, na sede da RBS TV, o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais, Adriano Nonnenmacher, o ex-comandante-geral da Brigada Militar coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, hoje juiz do Tribunal de Justiça Militar, e o tenente-coronel Cesar Augusto Pereira da Silva, coordenador da Força-Tarefa da Operação Desmanche.
– O roubo de veículos é um dos crimes que mais assustam os gaúchos. Quase a metade dos 28 latrocínios que ocorreram na Capital, este ano, têm relação com este crime – observa o editor de Segurança do Grupo RBS e editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos Etchichury.
Leia também:
Em cinco anos, roubo de carros cresce três vezes mais do que a frota no RS
Painel RBS debate a impunidade e reincidência de crimes no RS
Painel RBS debate segurança pública no Rio Grande do Sul
Evento em diferentes plataformas digitais
Etchichury será mediador do debate, ao lado do comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de Zero Hora Cláudio Brito. O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Gaúcha e pelas plataformas digitais do Grupo RBS.
O primeiro painel Segurança Já, em 26 de agosto, discutiu alternativas para o combate à violência e à criminalidade. O segundo, em 27 de setembro, tratou do tema impunidade. A mobilização institucional e editorial reforça o compromisso do Grupo RBS com a comunidade gaúcha. A primeira medida foi a criação de uma editoria integrada sobre o tema, envolvendo Zero Hora, Diário Gaúcho, Rádio Gaúcha e RBS TV. Mais de 640 reportagens sobre o assunto foram veiculadas desde então nessas plataformas.
*ZERO HORA