As fortes chuvas que atingiram o Estado ainda causam problemas aos moradores de Nova Petrópolis. Nesta quinta-feira (20), o município está com abastecimento de água interrompido em função do conserto de uma tubulação que rompeu devido a uma queda de árvore na localidade de São Jacó. Equipes da prefeitura e da Corsan trabalham no reparo nesta manhã. A previsão é que a normalização no abastecimento ocorra entre o fim da tarde e a noite de hoje. Por isso, a recomendação é que os moradores economizem água que tiverem nos reservatórios próprios.
Desde segunda-feira, o município enfrenta dificuldades no abastecimento de água. A captação na barragem Santa Isabel foi comprometida num primeiro momento. O conserto fez com que o abastecimento fosse retomado para 70% da população na terça-feira. Mas o rompimento da tubulação voltou a causar problemas na quarta-feira.
O município reúne documentação para embasar o decreto de situação de emergência. Conforme o secretário adjunto de Administração, Gerson Gebhardt, equipes da prefeitura e de órgãos locais trabalham na avaliação dos estragos. Estradas tiveram passagem interrompida, cabeceiras de pontes foram destruídas, houve alagamentos e 29 pessoas tiveram de sair de casa porque estavam em situação de risco. Por causa da falta de água, atendimentos na Apae e em sete escolas foram suspensos, o que atingiu cerca de dois mil alunos. As aulas foram retomadas nesta quinta-feira.
O decreto de situação de emergência deve ser assinado na sexta-feira, quando o prefeito Lelo Hanh retorna de viagem a Brasília.