A prefeitura de Nova Petrópolis decretou situação de emergência por causa dos prejuízos causados pelas fortes chuvas no município entre o domingo (16) e a quarta-feira (19). O documento foi assinado na sexta-feira (21) pelo prefeito Lelo Hanh. A vigência é de 90 dias com possibilidade de prorrogação até no máximo 180 dias.
Equipes fazem o levantamento dos danos, elaboram laudos técnicos e reúnem fotografias para alcançar os índices necessários para a homologação do decreto. Assim, o município pode obter liberação de recursos federais para recuperação dos prejuízos. As fortes chuvas atingiram diversos bairros e localidades do interior, resultando em problemas em ruas, redes pluviais, casas, lavouras agrícolas e deslizamentos de terra, pedra e vegetação em estradas municipais. A BR-116, no trecho de ligação com Caxias do Sul, apresentou uma rachadura e está totalmente interditada.
Na sexta-feira, as 21 pessoas que estavam desabrigadas voltaram para casa. Como parte das seis moradias foi condenada, as famílias vão dividir as residências ainda em condições de uso na localidade de São José do Caí. Durante quatro noites, as elas ficaram no Centro Evangélico do Município.