Balanço da Defesa Civil Estadual divulgado, na manhã desta quarta-feira (19), indica que 50 municípios foram atingidos desde o último sábado (15) pelas chuvas. Ao todo foram 1.394 residências afetadas e cerca de 400 famílias deixaram suas casas - algumas foram para abrigos e outras para residências de familiares ou amigos. A prioridade da Defesa Civil é socorrer vítimas nos locais onde a situação está mais crítica.
Conforme o órgão, a grande preocupação é a continuidade da chuva, que causa cheia nos rios e inundações nas localidades mais baixas. A chuva segue atingindo todo o Estado nesta quarta-feira (19), ainda com chance de temporais no Centro Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo também a região Metropolitana e Litoral.
Amanhã (20), a tendência é de que a chuva comece a diminuir, mas ainda segue o estado de atenção e o alerta devido ao elevado volume de chuvas e suas conseqüências nas Bacias Hidrográficas do Estado. Na sexta (21), o sol deve predominar em praticamente todo o Estado.