O governador vai, nesta sexta-feira (21), da França para a Itália. Em Veneza, ele cumpre os últimos compromissos na Europa. Nesta noite, a comitiva embarca de volta ao Rio Grande do Sul.
José Ivo Sartori vai se reunir inicialmente com o governador do Vêneto, Lucca Zaia. Logo após, haverá uma apresentação das possibilidades de intercâmbio com o Rio Grande do Sul para políticos e empresários locais, em evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Itália e o Consulado Italiano. O governador ainda vai encontrar-se com o porta-voz do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Mundo (CRBE), Dom Ivo Pasa.
O governo também deve propor que seja realizado um seminário de integração econômica e cultural Rio Grande do Sul-Itália. Atualmente, há no Estado em torno de 3 milhões de descendentes de italianos. A Itália é o 26º destino das exportações gaúchas. Entre os principais produtos enviados estão couros, hidrocarbonetos, pastas químicas de madeiras, e polímeros. O Rio Grande do Sul compra, principalmente, máquinas e ferramentas da Itália. Em 2015, o RS importou US$ 214,66 milhões em produtos do país europeu. Os números foram divulgados pelo governo do Estado.
Sartori ainda comemora o anúncio feito na quinta-feira (20), de investimentos da empresa francesa Lactalis no Rio Grande do Sul. A multinacional de laticínios vai aplicar R$ 104 milhões ao longo do próximo ano, na produção gaúcha. Será ampliada a fabricação de produtos lácteos. A empresa tem cinco unidades industriais no estado e compra leite de 8 mil produtores gaúchos.