Com a trégua na chuva, seis famílias que estão desabrigadas em Nova Petrópolis desde o início da semana começam a retornar para casa nesta sexta-feira (21), conforme a Defesa Civil do município. As 21 pessoas estão instaladas no Centro Evangélico porque estavam em risco em função de alagamentos ou de deslizamentos. Duas casas não têm mais condições de abrigar as famílias. Como todos são parentes, vão ocupar as outras quatro casas, de acordo com a Defesa Civil. Outros oito moradores do bairro Pousada da Neve também tiveram de deixar as casas em que residiam. De acordo com a prefeitura, essas famílias alugavam as casas e, por isso, já buscaram novos locais para morar.
O município vai decretar situação de emergência nesta sexta-feira. O prefeito Lelo Hanh, que viajou a Brasília, chega à cidade durante a tarde e assina o documento. Órgãos municipais e entidades estão mobilizados para reunir a documentação necessária para alcançar os índices que embasam o decreto.
Entre a segunda e a quinta-feira, consumidores sofreram momentos de desabastecimento de água. Houve problemas na captação e na tubulação e, por causa da chuva constante, as equipes enfrentaram dificuldades para chegar aos pontos que exigiam manutenção. A falta de água levou à suspensão das aulas na terça e quarta-feira.
A trégua na chuva nesta quinta e sexta-feira também permite a recuperação de estradas e avaliação dos estragos. A BR-116 segue interditada entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul.