Uma ação conjunta do Ministério Público Eleitoral, da Brigada Militar e Polícia Civil prendeu quatro policiais militares e um da reserva, na tarde sexta-feira (30), em Encantado, no Vale do Taquari. Quatro deles atuam na Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o Ministério Público (MP), houve uma denúncia na Justiça Eleitoral de que um grupo armado havia ingressado no município no início da tarde de hoje.
Logo após a denúncia, um vídeo foi enviado à Justiça Eleitoral comprovando que os homens estavam armados na cidade. Foi expedido um mandado de busca e apreensão em dois hotéis da cidade, onde, no primeiro, sete homens foram presos e duas armas apreendidas.
Em outro hotel, outros quatro homens foram presos e outras seis armas foram apreendidas. Pelo menos duas armas são de uso exclusivo da Brigada Militar e as outras de uso particular. Munição e algemas também foram apreendidas
O promotor de Justiça André Prediger afirmou que o grupo estava no local para fazer a segurança de um grupo político do município.
"Um grupo político afirmou que esses homens que foram presos estavam no município para fazer a segurança de um outro grupo até o domingo. Inclusive eles já haviam circulado pela cidade no início da tarde, todos armados", concluiu Prediger.
De acordo com o delegado Silvio Huppes, todos serão indiciados pela Polícia Civil por associação criminosa e constituição de milícia particular.
A Corregedoria Geral da Brigada Militar informou que está acompanhando a ação e que tomará as devidas providências depois da operação ser finalizada. Todos estão no plantão da Polícia Civil de Encantado.