A um mês das eleições, dos 2.452 mesários necessários nas eleições 2016 em Santa Maria, cerca de 500 ainda não foram convocados. Isto significa que 20% ainda não recebeu as cartas de convocação. O primeiro turno do pleito municipal ocorre em 2 de outubro.
Conforme as três zonas eleitorais de Santa Maria, as convocações ainda estão sendo enviadas. Segundo o calendário publicado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para publicação dos locais de votação e dos mesários que atuarão nas seções se encerrou em 3 de agosto.
Em Santa Maria, não há um número certo de mesários que já foram convocados, isto porque, das convocações que já foram entregues, há pessoas que entraram com solicitações de dispensa da convocação, que são avaliadas pela justiça.
O Cartório Eleitoral de Santa Maria também convida quem quiser participar ativamente das eleições 2016 a ser mesário de forma voluntária. Para quem pretende ser Mesário Cidadão, basta entrar no site do TRE, na aba portal do mesário, e fazer o cadastro. Também é possível ligar ou ir até o cartório eleitoral.
Para quem é mesário, há benefícios como R$ 25 de vale alimentação e dois dias de folga por cada dia de eleição trabalhado. Caso a pessoa convocada não compareça no dia das eleições, ela é processada criminalmente.
A partir da semana que vem, começam as reuniões dos convocados para presidentes de mesa e primeiros mesários. As datas variam conforme a zona eleitoral. Para segundos mesários e secretários, há um treinamento online.
Em Santa Maria, são 126 locais de votação
Santa Maria perdeu um local de voto nestas eleições. Por problemas no PPCI, o Clube Atirador Esportivo não será local de votação neste pleito. Eleitores das seções 10, 113 e 130 passam a votar na Escola Municipal Luiza Ungaretti. Já os eleitores das seções 162, 195, 240 e 249 votam na Escola Estadual Érico Veríssimo.